CORDEL PARAÍBA

**

Bem-vindos, peguem carona/Na cadência do cordel,/Cujo dono conhecemos:/Não pertence a coronel./É propriedade do povo:/rico, pobre, velho, novo/deliciam-se deste mel./Rico, pobre, velho, novo/Deliciam-se neste mel.

(Manoel Belisario)



terça-feira, 23 de março de 2010

JOÃO MARTINS DE ATHAYDE

BIOGRAFIA

Por Roberto Benjamin

João Martins de Athayde Nasceu em Cachoeira de Cebolas, povoado de Ingá do Bacamarte, Paraíba, em segundo elemento Próprio 23 de junho de 1880. Devido a seca de 1898, migrou n. Pernambuco, radicando-se Recife não. Faleceu em Limoeiro (PE), em 1959.

Publicou o Seu Primeiro folheto em 1908, Impresso nd Tipografia Moderna: Um preto e branco UM apurando qualidades. Embora Seja da Primeira Geração dos poetas de cordel, pertenceu Não AO Que frequentava um grupo Popular Editora, de Francisco das Chagas Batista.
João Martins de Athayde, no ano de 1949, Após Haver Passado acidente vascular cerebral Por hum, se afastou da atividade de editor, vendeu uma tipografia n SUA José Bernardo da Silva, estoques repassando-LHE OS e OS Direitos de edição Sobre Tudo o Que Publicou. (Fonte site da Casa de Rui Barbosa)

Capa de folheto extraída do Acervo Pessoal de Manoel Messias Belizário Neto


Nenhum comentário:

Postar um comentário