CORDEL PARAÍBA

**

Bem-vindos, peguem carona/Na cadência do cordel,/Cujo dono conhecemos:/Não pertence a coronel./É propriedade do povo:/rico, pobre, velho, novo/deliciam-se deste mel./Rico, pobre, velho, novo/Deliciam-se neste mel.

(Manoel Belisario)



segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Artistas da cultura popular paraibana fazem visita à Biblioteca Átila Almeida da Universidade Estadual

1

          Na manhã desta segunda-feira (14), responsáveis pela Biblioteca Átila Almeida da Universidade Estadual da Paraíba, em Campina Grande, tiveram uma agradável surpresa ao receber no local artistas da cultura popular nordestina. A teatróloga campinense Lourdes Ramalho realizou uma visita ao acervo e trouxe vários membros de sua família, inclusive o poeta e cordelista Paulo Nunes Batista, contemporâneo de Átila, que possui cordéis no acervo, mas nunca havia conhecido a Biblioteca atual e estava de passagem pela cidade.
          Segundo a professora visitante da UEPB e pesquisadora da área de poéticas da oralidade, Joseilda de Sousa Diniz, a reunião causou grande satisfação entre os presentes. “São pessoas que conviveram com o professor Átila Almeida, que possuem amizade com a sua viúva, Ruth Almeida, com o poeta José Alves Sobrinho e que tiveram e têm uma participação expressiva na cultura popular do Estado”, afirmou.

2

          

           Acompanhando a visita também estava a pesquisadora holandesa, professora Ria Lemaire, que participou recentemente da 1ª Jornada de Estudo Internacional sobre Poéticas da Oralidade em Campina Grande, efetuada pela UEPB. Durante esta estadia, Lemaire terminou um livro sobre cultura popular juntamente com Lourdes Ramalho, a ser lançado este ano por uma editora espanhola.
           Compuseram a visita Lourdes Ramalho, seu primo poeta e cordelista, Paulo Nunes Batista, o filho dele, Francisco Silva Batista, suas sobrinhas Marinalva Batista Pimentel e Alzinete Alencar Pimentel, e suas primas Terezinha Figueiredo, hoje professora aposentada da UEPB e Maria das Graças de Figueiredo, crítica literária.

Mais sobre os poetas citados
          Paulo Nunes Batista é poeta, cordelista, advogado e jornalista. Paraibano de João Pessoa, onde nasceu em 1924, desfruta de prestígio internacional na Literatura de Cordel, figurando até na Grande Enciclopédia Delta Larousse. Autor de dezenas de livros tem textos poéticos traduzidos para o japonês. Mora em Anápolis, estado de Goiás.
          José Alves Sobrinho tem hoje 90 anos. Poeta, cantador, improvisador, violeiro, nômade e autodidata, Sobrinho perdeu no auge da carreira a sua voz magnífica; tornou-se pesquisador em tradições populares e terminou a carreira como docente e pesquisador da Faculdade de Letras da Universidade Federal da Paraíba, atual UFCG. Contribuiu de modo decisivo para o que representa na contemporaneidade o patrimônio de cordéis e de manuscritos da Biblioteca Átila Almeida - acervo dos mais significativos pertencente a uma instituição pública.

Confira mais informações sobre Lourdes Ramalho e a Biblioteca Átila Almeida da UEPB nos endereços : 1 e 2 

Fonte: uepb.edu.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário