CORDEL PARAÍBA

**

Bem-vindos, peguem carona/Na cadência do cordel,/Cujo dono conhecemos:/Não pertence a coronel./É propriedade do povo:/rico, pobre, velho, novo/deliciam-se deste mel./Rico, pobre, velho, novo/Deliciam-se neste mel.

(Manoel Belisario)



domingo, 20 de fevereiro de 2011

Mostra Literária “O cordel e o cantador” fica à disposição do público no Centro de Atividades (TO)

 


          No período de 03 a 28 de março, tem início no Centro de Atividades SESC Palmas mais uma edição do Mostras Literárias. Com o tema: mostra literária “O cordel e o cantador”, o projeto vai exibir imagens e informações sobre a literatura de cordel e também com a exposição de um varal de livretos de cordel.
          A exposição traz um pouco do que é a literatura de cordel ao expor temas como o que é o cordel, o cantador, as cantorias, um breve histórico do cordel, a permanência no Brasil, sua influência, a xilogravura e a relação do autor e a temática. Para as escolas e professores são fornecidas algumas sugestões de trabalho com o cordel na escola e em sala de aula.
As escolas e demais instituições podem agendar Visitas orientadas e levarem turmas para a visitação da mostra.
              O programa Mostras Literárias busca proporcionar ao público um contato maior com obras, personagens e autores literários por meio de atividades como oficinas, leituras, debates, contação e histórias, exibição de filmes, dentre outras, que são realizadas em torno das exposições. Essas ações proporcionam um maior conhecimento acerca do conteúdo literário exposto e possibilita a interação do participante com o evento e com a literatura em seus diversos âmbitos de realização.
          O contato com as obras literárias e com detalhes de sua produção, de processo criativo do autor, com informações sobre o que é aquela obra - como no caso do cordel, ou seja saber o que é um cordel, faz com que as pessoas se sintam mais familiarizadas com a literatura. Esse contato, essa familiarização é que causa o prazer pela literatura. E essa a principal importância desse projeto. Ele promove essa união entre o autor, a obra e o leitor, de forma prazerosa.

Fonte: sescto.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário