CORDEL PARAÍBA

**

Bem-vindos, peguem carona/Na cadência do cordel,/Cujo dono conhecemos:/Não pertence a coronel./É propriedade do povo:/rico, pobre, velho, novo/deliciam-se deste mel./Rico, pobre, velho, novo/Deliciam-se neste mel.

(Manoel Belisario)



sábado, 12 de março de 2011

Foi liberado o teaser da próxima novela das seis da TV Globo, “Cordel Encantado”.

           Com uma histórica lúdica, atemporal e com toques de regionalidade, “Cordel Encantado” terá uma plasticidade que poderá garantir seu sucesso. E isso já pode ser constatado em seu teaser.

           O enredo mescla a nobreza de uma corte europeia com as grandes lendas do sertão brasileiro, como o cangaço. Cordel contará a história da princesa Açucena (Bianca Bin), criada por sertanejos, sem saber que faz parte de um família real, e Jesuíno (Cauã Reymond), filho do mais famoso cangaceiro da região.

           A fábula começa quando os reis da fictícia Seráfia do Norte, interpretados por Carmo Dalla Vechia (Augusto) e Aline Moraes (Cristina), viajam para o Brasil em busca de um tesouro perdido e trazem sua pequena filha, Aurora. Só que a grande vilã, a duquesa Úrsula de Bragança, arma uma emboscada para a família real.

           Antes de morrer, Cristina entrega Aurora para uma família de lavradores do sertão que a batizam com o nome de Açucena. Enquanto isso, o cangaceiro Herculano (Domingos Montagner) deixa sua esposa e o pequeno Jesuíno em uma fazenda, afim de protegê-los de suas empreitadas perigosas, prometendo retornar para buscá-los quando o menino se tornar um adulto.

          Vinte anos depois, o rei Augusto descobre que Aurora pode estar viva, morando no sertão nordestino, enquanto Herculano resolve buscar Jesuíno para substituí-lo na liderança do cangaço.

          Observando o teaser e fotos da apresentação do elenco para a imprensa, é possível perceber algumas semelhanças entre “Cordel Encantado” e outras produções da TV Globo, como a microssérie “Hoje é dia de Maria – 1ª e 2ª jornadas”.

         O nome da novela combina totalmente com a linguagem: Cordel (poema popular, de origem portuguesa, que era publicado em folhetos rústicos e expostos para venda em cordas ou cordéis – no Brasil, a literatura de Cordel se apresentou como histórias rimadas e ilustradas por xilogravuras) e Encantado (é uma fábula atemporal, com rei, rainha, princesa e demais elementos de linguagem figurada, sempre com a famosa moral da história apresentada no final).

          Para os telespectadores que curtem programas diferenciados, “Cordel Encantado” parece que será um prato cheio!

“Cordel Encantado” tem estreia prevista para Abril.

Confira o teaser:

 

Fonte: www.cnews.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário