CORDEL PARAÍBA

**

Bem-vindos, peguem carona/Na cadência do cordel,/Cujo dono conhecemos:/Não pertence a coronel./É propriedade do povo:/rico, pobre, velho, novo/deliciam-se deste mel./Rico, pobre, velho, novo/Deliciam-se neste mel.

(Manoel Belisario)



segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Palavrica divulga Cordel contando histórias na Biblioteca (Rancharia SP)

Fonte: Portal Uniol: www.uniol.com.br

Um atento público infantil acompanhou os espetáculos

O grupo paulistano Palavrica apresentou-se na Biblioteca Municipal Castro Alves no início do mês, pelo programa Viagem Literária.
O grupo trouxe para Rancharia três histórias clássicas da literatura de cordel: Juvenal e o Dragão, Aladim e a Lâmpada Maravilhosa e O Romance do Pavão Misterioso.
Cerca de 250 crianças das escolas do município se encantaram com o envolvente espetáculo dos atores Márcio Maracajá e André Petry.
A dupla encena a contação de história estimulando a imaginação das crianças; mas acima de tudo, além da qualidade do espetáculo está a relevância do trabalho do Palavrica na divulgação da literatura de cordel, uma das mais autênticas manifestações culturais e populares do país.
Márcio Maracajá explica que “o grupo se utiliza de vários tipos de linguagens, as mais marcantes são os recursos de Clown, da Comédia Dell’Arte e a contação de história com a tradição oral”.
Segundo André Petry, outro membro do grupo, nas apresentações em São Paulo, onde é marcante a presença nordestina entre a população, “é grande a identificação do público com a literatura de Cordel”.
O programa, cujo objetivo é estimular o hábito da leitura em crianças e adolescentes, é realizado pela Secretaria de Estado da Cultura em parceria com as prefeituras dos municípios.

André Petry e Márcio Maracajá

Nenhum comentário:

Postar um comentário