CORDEL PARAÍBA

**

Bem-vindos, peguem carona/Na cadência do cordel,/Cujo dono conhecemos:/Não pertence a coronel./É propriedade do povo:/rico, pobre, velho, novo/deliciam-se deste mel./Rico, pobre, velho, novo/Deliciam-se neste mel.

(Manoel Belisario)



quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Sesc realiza Concurso de Cordel em Sousa (PB)

Reproduzido de /www.sescpb.com.br

A Literatura de Cordel é um elemento muito importante na cultura do Nordeste, são pequenos livretos que contam histórias ligadas ao povo da região. Com o intuito de resgatar e repassar os conhecimentos sobre esse aspecto cultural, o Sesc Paraíba realiza um Concurso de Cordel na unidade de Sousa, a partir desta quarta-feira, 3. Cerca de 70 alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) participam do evento, que vai até a próxima quarta, 10.
Em sala de aula, os estudantes obtiveram nesta segunda e terça, dias 1 e 2, conhecimento teórico de como surgiu a Literatura de Cordel, o que são as publicações e a forma de produzir um modelo. Com temática livre, os participantes, divididos em três turmas, terão até terça-feira, 9, para criar seus exemplares. Além do conhecimento em cordel, o concurso proporciona um maior desenvolvimento na leitura e escrita dos estudantes.
As melhores criações de cada classe serão publicadas e divulgadas na Feira de Cultura do Sesc em Sousa, que acontece no dia 28 deste mês. Assim, não só os alunos, mas também toda a comunidade poderá ter acesso aos cordéis. Além da entrega dos exemplares, durante a feira, os alunos recitarão as histórias criadas.
Mais informações sobre o concurso e outros projetos desenvolvidos pelo Sesc em Sousa podem ser obtidas pelo telefone (83) 3521-1446. A unidade fica localizada na Rua João Vieira da Silva, s/n, no Conjunto Raquel Gadelha.

Imagem: projetomvc.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário