CORDEL PARAÍBA

**

Bem-vindos, peguem carona/Na cadência do cordel,/Cujo dono conhecemos:/Não pertence a coronel./É propriedade do povo:/rico, pobre, velho, novo/deliciam-se deste mel./Rico, pobre, velho, novo/Deliciam-se neste mel.

(Manoel Belisario)



quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Dia dedicado à Literatura de Cordel – Itaperuna RJ

Está marcado para o dia 06 de dezembro às 19h uma palestra dedicada à Literatura de Cordel, onde virá ao campus Itaperuna Gonçalo Ferreira da Silva, nascido em 1937(CE), poeta, contista, ensaísta e presidente da ABLC - Academia Brasileira de Literatura de Cordel. O cordelista tem como suas principais temáticas ciência e política, e em congressos e festivais, é comum vê-lo contando histórias em versos rimados e de improviso. Autor fecundo e de produção densa, principalmente no campo de literatura de cordel, área que mais cultiva e que mais ama. Poeta intuitivo, de técnica refinada, chega a ser primoroso em algumas estrofes. É, porém, a abrangência dos temas que aborda que o situa entre os principais autores nacionais, tendo produzido diversos títulos com a temática de ciência e política.

No programa estarão disponíveis à partir das 17h, inclusive para venda, centenas de títulos de cordel a partir de R$2,00 e uma palestra com o tema “Vertentes e Evoluções da Literatura de Cordel”. A palestra terá vagas limitadas e as inscrições já se encontram abertas, inclusive para o público externo, na recepção do campus na Rodovia BR 356, Km3, Cidade Nova ou pelo telefone 3826-2300. Para conhecer um pouco mais sobre o palestrante e a ABLC, e o quanto a palestra promete, confira o site: http://www.ablc.com.br/

Na foto: Gonçalo Ferreira da Silva, poeta cordelista e presidente da ABLC - Academia Brasileira de Literatura de Cordel

Fonte: blogovagalume.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário