CORDEL PARAÍBA

**

Bem-vindos, peguem carona/Na cadência do cordel,/Cujo dono conhecemos:/Não pertence a coronel./É propriedade do povo:/rico, pobre, velho, novo/deliciam-se deste mel./Rico, pobre, velho, novo/Deliciam-se neste mel.

(Manoel Belisario)



sábado, 21 de julho de 2012

Cordel terá espaço especial na Feira do Livro de Mossoró de 2012

Fonte: omossoroense

Embora ainda sem programação oficial divulgada, a direção da 8ª Feira do Livro de Mossoró confirma que realizará oficina "Aprenda o que é cordel", dia 10 de agosto, uma sexta-feira, com objetivo de ensinar as técnicas de como compor um cordel e explicar a diferença entre o cordel brasileiro e o lusitano, entre outras técnicas.
O evento será realizado entre os dias 8 e 12 de agosto, no Centro de Exposições e Eventos de Mossoró (Expocenter), com expectativa de público de mais de 70 mil visitantes. A oficina "Aprenda o que é cordel" abordará assuntos: história da literatura de cordel, algumas "regras" para escrever um cordel e tantos outros.
A oficina vai ser facilitada pelo cordelista Izaías Gomes, e dispõe de 30 vagas. A atividade começará a partir das 16h, e as inscrições podem ser feitas pelo email bethania@oficinadanoticia.com.br, a indicação é que enviem o nome completo, a idade e o nome da escola e/ou faculdade/universidade.
A oficina é mais um espaço dedicado à literatura de cordel na Feira do Livro. Outro espaço será o VI Prêmio Cosern Literatura de Cordel, dividido em três categorias – Ensino Fundamental, Ensino Médio e Categoria Livre – e que distribuirá aos vencedores troféus e mais de 4 mil reais em prêmios.
Tem como este ano "O que é ser cidadão". Além da premiação, os três melhores trabalhos de cada categoria serão reunidos em um livro para distribuição em bibliotecas da rede pública de ensino do Rio Grande do Norte.
O vencedor será conhecido na abertura da Feira do Livro de Mossoró, dia 8 de agosto. Segundo a organização, o Prêmio Cosern Literatura de Cordel extrapola o campo da poesia e da cultura popular, já que avança nos princípios de resgate da cidadania e de uma sociedade mais justa e comprometida com o presente e o futuro.

DIVERSIDADE
Uma diversa grade de atividades já está sendo preparada e discutida entre convidados e organização da Feira do Livro. Serão oficinas temáticas, palestras, bate-papos, lançamentos de livros e quadrinhos, apresentações teatrais e musicais, exposições de livros, de quadrinhos e cordéis para venda e ainda outras surpresas estarão reservadas para o evento.
Alguns convidados já estão confirmados na FLM, entre eles: o jornalista e escritor Lira Neto; a filósofa Márcia Tiburi; o desenhista Geraldo Borges e o cordelista Izaías Gomes. Outros nomes estão sendo convidados e serão confirmados até o fim do mês, quando deverá ser liberada a programação completa da Feira.
Durante os dias do evento, o pavilhão da Expocenter funcionará com mais de 40 estandes e várias livrarias e editoras já confirmaram presença no evento. Para os cordelistas e sebistas da região, a organização da Feira do Livro de Mossoró separou alguns espaços para doação, possibilitando a participação deles na programação.

Imagem

Nenhum comentário:

Postar um comentário