CORDEL PARAÍBA

**

Bem-vindos, peguem carona/Na cadência do cordel,/Cujo dono conhecemos:/Não pertence a coronel./É propriedade do povo:/rico, pobre, velho, novo/deliciam-se deste mel./Rico, pobre, velho, novo/Deliciam-se neste mel.

(Manoel Belisario)



sábado, 26 de setembro de 2015

Feira de cordel acontece em Pombal, na Paraíba, a partir deste sábado


PGU lançou, em 2011, cordel sobre órgão. (Foto: Leogump Carvalho/ Divulgação) 
(Foto: Leogump Carvalho/ Divulgação)
Fonte: G1 PB

A partir deste sábado (26) até a terça-feira (29) acontece em Pombal, no Sertão da Paraíba, a Feira de Cordel Poeta Leandro Gomes de Barros. O evento aconteceu no Largo da Praça do Centenário e faz parte do projeto cultural “Artes, luzes e versos a festa do cordel de Leandro Gomes de Barros”. A feira também contará com oficinas de xilogravuras, realizadas pelo poeta Marcelo Soares.

No evento serão realizadas exposições e venda de cordéis de 20 poetas de vários estados do Brasil. Também estão programadas apresentações culturais. “A cada noite teremos apresentações de cantadores repentistas, que cantarão versos do poeta Leandro Gomes de Barros, assim como contações de histórias, recitais de poesia de cordel, lançamento de livros e apresentações dos projetos de escolas estaduais”, contou a gerente da 13ª Gerência Regional de Educação, Ione Severo. 

Neste período, também acontecerão, durante o dia, duas mesas-redondas e palestras em vários espaços da cidade de Pombal, abordando a temática do Sesquicentenário do Poeta Leandro Gomes de Barros e a divulgação da sua obra.

“Trata-se de uma proposta relevante pela contribuição que será para os professores, estudantes e toda população de Pombal e da região, que anseia em conhecer mais sobre o nosso poeta maior e sobre a Literatura de Cordel. Quero destacar também que a feira vai ocorrer dentro das comemorações festivas alusivas ao aniversário da cidade de Pombal”, explicou a gerente da 13ª GRE. 


O poeta

Leandro Gomes de Barros é considerado um dos mais importantes poetas populares do Nordeste. Foi autor, editor e distribuidor, fazendo-se uma das maiores expressões do mundo do cordel. Seus primeiros títulos começaram a ser impressos em 1893. Nascido em 19 de novembro de 1865 no sítio Melancia, em Pombal, cidade do alto sertão paraibano, Leandro Gomes de Barros morou emTeixeira, município vizinho a Pombal, até 1880. Mudou-se com a família para Vitória de Santo Antão, Pernambuco, para onde levou as raízes da poesia, iniciando em 1889 a produção do folheto que o tornaria célebre. Faleceu em Recife, no dia 04 de março de 1918.

Nenhum comentário:

Postar um comentário