CORDEL PARAÍBA


Publicamos neste espaço/Do poeta renomado/Ao escritor não famoso,

Do doutor ao não letrado./Verso seja rico ou pobre,/Aqui todo mundo é nobre/E seu respeito é sagrado.

Cordelista iniciante/Não fique desanimado/Caso tenha seu poema/Por algum deus desdenhado./Todo e qualquer aprendiz/Tem o direito motriz/De compor verso quebrado.

Bem-vindos, peguem carona/Na cadência do cordel,/Cujo dono conhecemos:/Não é nenhum coronel./O cordel pertence ao povo

/Do velho a sair no novo/Saboreiam deste mel.
(Manoel Belizario)

terça-feira, 28 de junho de 2011

Fundac leva literatura de cordel às salas de leitura da Capital - MS

Fonte: conjunturaonline.com.br

          A Prefeitura Municipal de Campo Grande realiza por meio de parceria entre a Fundac (Fundação Municipal de Cultura) e a UCDB (Universidade Católica Dom Bosco ), o projeto Literatura de Cordel nas Salas de Leitura Comunitárias da Capital nos dias 28,29 e 30 de junho (terça, quarta e quinta-feira. O evento será no período vespertino das 14h às 16h nas três salas de leitura.

         No dia 28 de junho o evento será na Sala de Leitura das Moreninhas, na Rua Anacá, 185, que conta com a participação da comunidade da região e com os alunos do 3º ano da Escola Estadual Arlindo de Sampaio Jorge e os alunos dos Ceinfs (Centros de Educação Infantil) da Moreninha II.

         Já no dia 29 de junho, o projeto será realizado na sala de leitura do Cophasul, na Rua Cotegipe, 999, e terá participação efetiva, além da comunidade, dos alunos do 4º ano da Escola Estadual Professora Fausta Garcia Bueno.

         Por fim, no dia 30 de junho é a vez da Sala de Leitura São Conrado, que fica na Rua José Hélio, 335. Lá, participam do projeto os alunos do Cras (Centro de Referência em Assistência Social) da região.

         O objetivo do projeto é divulgar e desenvolver o gosto e o conhecimento da literatura de cordel, que apresenta várias possibilidades de atividades lúdicas cm crianças de todas as idades.

         São várias as atividades que serão desenvolvidas, como jogos, leitura, teatro e música. O projeto percorre vários pontos de Campo Grande e é possível agendar também para instituições e escolas interessadas.

         O cordel é uma literatura simples, porém rica e não precisa de muitos recursos para se realizar. Os acadêmicos da UCDB, contadores de histórias, apresentam o mundo da leitura de forma divertida para as crianças, utilizando poucos materiais, um violão e um mural com vários bonecos, utensílios que eles mesmos providenciam.

Mais informações pelo telefone (67) 3314 4333

Imagem: multicienciaonline.blogspot.com

Um comentário:

  1. hoje,,,,,,,,,,,descobri este bolg e fiquei feliz, porque estou fazendo o meu tcc sobre literatura de cordel, e obtive muitas informacoes importantes aqui,,,,,obrigaada.

    ResponderExcluir